quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Doações recentes ao Museu do Ferro & da Região de Moncorvo

No contexto da inauguração da exposição da "Ferrominas 1957", que se encontra patente no Auditório do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo (MF&RM), foram doados diversas peças e documentos:

- Os amigos do Museu, Dra. Maria de Fátima Goulão da Costa Brito Cabral e o Eng.º João Pedro Monteiro de Barros Cabral doaram ao Centro de Documentação do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo mais um conjunto muito assinalável e importante de livros e publicações periódicas (cerca de uma centena) relacionados com a geologia e mineração, que pertenceram aos Eng.os Pedro Amor monteiro de Barros e Eng.º Gabriel David Monteiro de Barros, assim como um conjunto de várias fotografias da autoria do Eng.º João Pedro M. Barros Cabral, relativas maioritariamente às minas de Ferro da Moncorvo.

- O Sr. Manuel da Cruz Rebouta, antigo trabalhador da Ferrominas, doou ao MF&RM o seu equipamento completo de soldador, que se encontra na exposição supra referida.

- O Sr. Teodorico da Silva Carriço, antigo chefe de oficinas na Ferrominas, doou ao MF&RM, um malho, designado na gíria dos mineiros de "abono de família".

- O Sr. Manuel Rodrigues da Costa, antigo trabalhador da Ferrominas, ofereceu ao MF&RM, duas amostras geológicas.

A todos, os nossos agradecimentos pelas doações e ofertas, que enriquecem e dão um contributo essencial ao Museu do Ferro & da Região de Moncorvo. Proximamente daremos uma descrição mais pormenorizadas destas doações.

Sem comentários:

Enviar um comentário