terça-feira, 11 de agosto de 2009

Importante doação do Eng.º W. Jacobs

O Amigo do Museu, Eng. Wolfgang Jacobs, teve a gentileza de oferecer ao Centro de Documentação, mais um contributo valioso sobre os estudos desenvolvidos pelos alemães nas Minas de Ferro de Moncorvo.

Depois do seu importante estudo sobre a presença alemã, desta feita ofereceu ao Museu:

- Um exemplar original do relatório do geólogo do antigo Gewerkschaft Exploration, Dr. Hans Gruss, sobre os trabalhos geológicos desenvolvidos nas concessões da Companhia Mineira de Moncorvo, datado de Maio de 1963. Para além dos trabalhos por eles desenvolvidos, o estudo aborda todo o depósito mineral da Serra do Roboredo, extravasando as concessões da Cia. Mineira de Moncorvo. Conta também com um suporte documental e gráfico notável e de uma importância excepcional.



- Um cd com várias dezenas de fotografias do seu ficheiro pessoal, a maioria dos anos 60, já a cores, mas também dos anos 30, durante os trabalhos do Eng. Gustav Schoenflick. Estas imagens vêm colmatar uma lacuna do CEDOC/MFRM pois, a grande maioria das fotografias que possuíamos eram principalmento dos anos 50.


- Uma cópia do contrato entre a Ferrominas, SARL, e a Exploration und Bergbau GmbH, de 31 de Março de 1977, e os anexos dos serviços de consultadoria da Exporation und Bergbau para a Ferrominas.

Os nossos agradecimentos ao Eng.º Wolfgang Jacobs, por tão importante e valioso contributo, que muito vem enriquecer o Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, assim como os conhecimentos sobre a presença alemã nas Minas de Moncorvo.

Sem comentários:

Enviar um comentário