segunda-feira, 29 de junho de 2009

Bibliografia do Museu

- Dados técnicos: "Notas y Comunicaciones del Instituto Geológico y Minero de España", vol. II, n.º 2, Madrid, 1929


- Índice:
D. Primitivo Hernández Sampelayo – Criadero de mineral de hierro de Moncorvo (Portugal), pp. 1-86

D. A Carbonell y Trillo Figueroa - Cobijaduras hercinianas en la cuenca de Bélmez-Adamuz, pp. 87-90

Rud y E. Richter (tradução de D. Juan Curandel) - Un Crustáceo (Isoxys Carbonelli, N. SP.) en las formaciones de Archaeocyathus de la Sierra Morena, pp. 91-101

Trabajos del Instituto Geológico y Minero de España:
- Investigaciones por métodos geofísicos, pp. 103-104
- Sondeos efectuados por el Estado, pp. 104-107
- Nuevas publicaciones del Instituto, pp. 107-108
- El Instituto em la Exposicíon Ibero-Americana de Sevilla, p. 109

Biblioteca - Libros Recibidos, pp. 111-113

---------

Este volume foi doado pelo Eng.º João Pedro Monteiro de Barros Cabral e sua Esposa, em Dezembro de 2008, e pertenceu à biblioteca do Eng.º Gabriel Monteiro de Barros, director técnico da Ferrominas.

Tem particular interesse para o Centro de Documentação do Museu o primeiro artigo deste volume, dedicado ao ferro de Moncorvo, onde se explanam, de forma bastante desenvolvida, os estudos realizados pelo autor, D. Primitivo Hernandez Sampelayo, eminente investigador espanhol, na nossa região. Algumas das estampas incluídas neste artigo são de grande interesse histórico e científico, encontrando-se patente uma delas na exposição permanente do Museu (perfil geológico mostrando a emergência das mineralizações ferríferas).

sábado, 27 de junho de 2009

Site da Semana - 1


Iniciamos aqui a rubrica semanal de sites relevantes para a temática do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo. Como primeiro site, escolhemos o do ERIH - European Route of Industrial Heritage, ou seja a Rota Europeia do Património Industrial.


O site pode ser acedido aqui.

Neste site pode ver também o Museu do Ferro & da Região de Moncorvo, na categoria "Iron and Steel".

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Alguns Contributos para o Centro de Documentação (2007-2009)

No decorrer dos dois anos de funcionamento do Blog do PARM (http://parm-moncorvo.blogspot.com), foram referidos alguns contributos, bem como aquisições para Centro de Documentação do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo.
Os post’s respectivos poderão ser consultados nos endereços seguintes:

- Doações recentes para a Biblioteca do Museu

-
Nova aquisição para a Biblioteca do Museu
-
Novos contributos para as bibliotecas do Museu e do PARM
-
Novo e Importante contributo para o Centro de Documentação do Museu
(clique nos links para aceder às mensagens respectivas)

Brevemente, serão divulgados outros fundos existentes no Centro de Documentação, bem como outras informações relevantes.

Protocolo entre CMTM e PARM para a Gestão do MF&RM e Regulamento do Museu

O Museu do Ferro da região de Moncorvo foi fundado pela ex-Ferrominas em Dezembro de 1983, no bairro mineiro da Ferrominas (Carvalhal), na fase final daquela empresa, embora num momento em que ainda havia grandes expectativas quanto ao futuro do Projecto Mineiro de Moncorvo, o qual acabaria chumbado pelo X governo constitucional (1986).
Com a integração da Ferrominas na EDM (Empresa de Desenvolvimento Mineiro) e a declaração de encerramento das minas de Moncorvo, tornou-se difícil garantir a regular abertura do museu, pelo que se equacionou a sua transferência para a sede do concelho.
Dada a preocupação do PARM e também da Câmara de Moncorvo, no sentido da salvaguarda do espólio do Museu do Ferro da Ferrominas (com algumas peças em degradação e outras, no exterior, que entretanto foram roubadas), foi celebrado um primeiro protocolo de colaboração entre estas duas entidades (27.11.1993), com vista a envidar esforços no sentido da inventariação de todo o espólio para efeitos de se negociar com a EDM (proprietária dos terrenos e infraestruturas mineiras), a sua transferência para a sede do concelho, o que viria a efectivar-se em 20.02.1995, ficando o Museu sedeado no antigo solar do barão de Palme, no Largo Dr. Balbino Rego, em Torre de Moncorvo, onde se encontra.
Além de garantir a abertura regular do Museu, o PARM, com o apoio do município, recorreu a programas comunitários no âmbito do FEDER, quer para elaboração de projectos de recuperação arquitectónica e paisagística (para a parte do jardim) e, posteriormente, para as respectivas obras, que decorreram entre 1999 e 2000.
Ainda em 2000 foi elaborada nova candidatura a fundos comunitários para concretização do programa museológico, com componentes de estudo, museografia e edição de catálogo e outro material informativo, culminando na reabertura do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo em 15.08.2002.
Impondo-se a necessidade de garantir as valências e funcionalidades do museu, respeitando minimamente as normas gerais definidas pelo ICOM (Conselho Mundial de Museus), foi elaborado um Regulamento e actualizados os termos do Protocolo entre o Município de Torre de Moncorvo e o PARM, para uma gestão partilhada, em que a 1ª entidade se compromete a financiar os encargos de pessoal, além de um fundo de maneio para funcionamento e actividades. - Estes documentos foram aprovados em sessão ordinária da Assembleia Municipal de Torre de Moncorvo em 30.09.2002, após o que entraram imediatamente em vigor, constituindo as bases por que se rege o Museu:








quarta-feira, 24 de junho de 2009

Apresentação

O CEDOC/MF&RM (Centro de Documentação do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo) é um espaço localizado no edifício do Museu, onde se reúne uma pequena Biblioteca especializada, contendo livros, revistas e outras recolhas, dentro das temáticas seguintes: Museologia, Geologia, Metalurgia antiga, Arqueologia e Património Industrial e Mineiro, História Económica e Social, e sobre o Ferro em geral, desde o trabalho das forjas tradicionais às grandes unidades metalúrgicas da Revolução Industrial.

O CEDOC/MF&RM possui ainda algumas plantas e projectos procedentes da antiga empresa mineira Ferrominas, o Ficheiro Clínico desta empresa, um Arquivo Fotográfico com centenas de fotos das minas de Moncorvo nos anos 50 e 60, outros documentos fotográficos, e arquivo digital, contendo diversos CD’s e DVD’s, incluindo sobretudo imagens de Actividades do Museu, bem como um conjunto de Bases de Dados em actualização permanente sobre Mineiros da Ferrominas, Ferreiros do Concelho de Torre de Moncorvo, Minas de Trás-os-Montes e Alto Douro, Banco de Imagens/geral e Arquivo Fotográfico/geral. Além do Ferro, existe ainda alguma documentação sobre outras minas, nomeadamente da "Mineira da Aveleira" (volfrâmio), fundada por Manuel Brito nos anos 50 e sedeada no largo Dr. Balbino Rego, na vizinhança do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo.

O CEDOC/MF&RM concretiza-se virtualmente neste blogue, o qual pretende ser uma extensão do "site" do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo: http://www.museudoferroedaregiaodemoncorvo.net

e do blogue do PARM: http://parm-moncorvo.blogspot.com/

com o objectivo de dar a conhecer alguns documentos mais relevantes que compõem o CEDOC/MF&RM, assim como novas incorporações à medida que se verificarem.

Poderemos igualmente divulgar “sites” e outros documentos disponíveis “on-line” que se revelem de interesse no âmbito temático do Museu.