quarta-feira, 24 de junho de 2009

Apresentação

O CEDOC/MF&RM (Centro de Documentação do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo) é um espaço localizado no edifício do Museu, onde se reúne uma pequena Biblioteca especializada, contendo livros, revistas e outras recolhas, dentro das temáticas seguintes: Museologia, Geologia, Metalurgia antiga, Arqueologia e Património Industrial e Mineiro, História Económica e Social, e sobre o Ferro em geral, desde o trabalho das forjas tradicionais às grandes unidades metalúrgicas da Revolução Industrial.

O CEDOC/MF&RM possui ainda algumas plantas e projectos procedentes da antiga empresa mineira Ferrominas, o Ficheiro Clínico desta empresa, um Arquivo Fotográfico com centenas de fotos das minas de Moncorvo nos anos 50 e 60, outros documentos fotográficos, e arquivo digital, contendo diversos CD’s e DVD’s, incluindo sobretudo imagens de Actividades do Museu, bem como um conjunto de Bases de Dados em actualização permanente sobre Mineiros da Ferrominas, Ferreiros do Concelho de Torre de Moncorvo, Minas de Trás-os-Montes e Alto Douro, Banco de Imagens/geral e Arquivo Fotográfico/geral. Além do Ferro, existe ainda alguma documentação sobre outras minas, nomeadamente da "Mineira da Aveleira" (volfrâmio), fundada por Manuel Brito nos anos 50 e sedeada no largo Dr. Balbino Rego, na vizinhança do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo.

O CEDOC/MF&RM concretiza-se virtualmente neste blogue, o qual pretende ser uma extensão do "site" do Museu do Ferro & da Região de Moncorvo: http://www.museudoferroedaregiaodemoncorvo.net

e do blogue do PARM: http://parm-moncorvo.blogspot.com/

com o objectivo de dar a conhecer alguns documentos mais relevantes que compõem o CEDOC/MF&RM, assim como novas incorporações à medida que se verificarem.

Poderemos igualmente divulgar “sites” e outros documentos disponíveis “on-line” que se revelem de interesse no âmbito temático do Museu.

Sem comentários:

Enviar um comentário